SÃO LUIS E LENÇOIS MARANHENSES - MA
E lá vamos nós em mais uma viagem graças ao TIKTOK,rs... Sim, meus amigos, ultimamente quem decide meu destino é o tiktok, quando aparece demais um destino a anteninha liga. Primeira coisa que irão dizer: "é algoritmo", maaaas não creio nisso (não nessa parte), pois na ocasião não tinha nem pensado em Lençóis, quem dirá fazer pesquisa. Mas vamos ao que interessa, e já começo com dica de OURO:
DICA DE OURO: Quando for comprar a passagem para São Luis, opte por chegada antes das 17:00, para que possa ir direto para Barreirinhas (cidade com mais infra, mas falaremos mais a fundo ao decorrer)
Para visitar os Lençóis, aterrissei em São Luis MA, e do próprio aero ja se pode pegar condução para ir ou para Barreirinhas ou Santo Amaro. Ai você terá a opção de Uber, Taxi, Translado e aluguel de carro (confesso que aluguel é jogar dinheiro no lixo). Como não tinha a dica de OURO, tive que pernoitar em São Luís, fiquei ali no centro histórico mesmo, no Hostel REVIVER, super recomendo, tem também opção de quarto privativo.
A visita aos Lençóis se dá por 3 cidadezinhas:
- Santo Amaro: é a primeira cidade, não tem muita infra, mas de lá se faz passeios exclusivos que não saem dos demais pontos.
- Barreirinhas: local com mais infra, tanto de hotéis e pousadas, como restaurantes e atrativos, optei por ele.
- Atins: local mais rúst., mas com bons restaurantes, tem kitesurf, bem legal, e você tem o mar e o rio perto.
Bora então ao trajeto de São Luís para Barreirinhas, que foi minha opção. Optei por translado, paguei em media R$ 180,00 (incluso ida e volta). A ida fiz com a Mtur, eles são pontuais a van é de boa, mas em relação a estrada, não existe condução que não de uma sacolejada, a estrada merece um recapeamento. A duração da viagem são de 4 horas com parada em Morros após 2 horas, com boas opções de lanches, salada de frutas e bebidas diversas, preço normal, nada absurdo.Como eu já queria chegar fazendo algo, contratei com eles mesmo o Pôr do Sol na Lagoa Bonita, e meus amigos, só vão, é de arrepiar.O trajeto para a Lagoa Bonita, se passa já pelas areias, e da aquela balançada gostosa rs...mas é uma diversão. Ah! antes que me esqueça, leve sua agua, lanchinhos e traga seu lixo de volta! Voltando a Lagoa bonita, a agua é cristalina, doce e super agradável, venta muuuuuito, então recomendo proteção, assim como protetor solar, porque a gente não sente e quando vê, a insolação já se instalou.
Sobre a Lagoa Azul: o passeio e mais rápido, feito na parte da manha. Gostei, mas a bonita na minha opiniao vale mais. Da pra fazer as duas em um dia, ai primeiro vai na azul, ai eles te deixam num restaurante na beira do rio e a tarde te pegam pra bonita.
Lugar que quero voltar pra passar uns 2 dias pois fiz vate e volta. Para chegar la vamos de jardineira pelas dunas, uma montanha russa deliciosa, podendo avistar animais e o famoso guará (ave de tom avermelhado que fica nessa coloracao pois come uns caranguejinhos na mesma cor). Tem alguns clubes na beira do mar com musicas ao vivo, pratica de kitesurf. Almocei no Sr Antonio que fica no canto de Atins, e que comida maravilhosa e com redes para descanso.
Fomos depois para a parte do mar onde tem tipo uns clubes na beira da praia, e onde tem os kitesurf, local bem agradavel, mas achei um pouco caro.
![]() |
| Guarás |
PS.: Em Delta do Parnaíba dá pra assistir a arre voada dos Guarás, já esta na minha lista para a próxima.
Seguimos de vam ate a entrada onde pagamos a taxa e colocamos a pulseira (pode usar ela por 3 dias). De la pegamos a jardineira e seguimos pelas dunas naquele maravilhoso cenario. Como disse no inicio, de Santo Amaro dá pra fazer alguna passeios que não saem de barreirinhas, já é outro local que quero ir pra ficar uns dias. Almoçamos no Galego (ele é guia de turismo e faz a travessia dos lençóis, o local do almoço é onde se hospedam para o ultimo dia da travessia, a pernoite é feita em rede)
O local é super agradavel, comida simples, porem deliciosa, na ocasiao pedi de proteina camaroes. e depois aquele pouso nas redes. Mas vamos de fotos ne?!
| Cachaça de maconha rs Super bem servido. Experimentei o famoso Guarana Jesus, com todo respeito, curti não. |
| Um dos locais com rede para descanso. |
De lá fomos em mais lagoas e ver o por do sol, que é mais um espetaculo a parte.
DIA 4: CIRCUITO CABURÉ
O circuito é feito de barco pelo Rio Preguiça, pra mim um passeio que não se deve deixar de fazer.
A Primeira parada é em Vassouras, comunidade localizada na região conhecida como Pequenos Lençóis. No povoado tem um ponto de apoio, onde é possível interagir com macaquinhos nativos que habitam a região.
Seguindo pelo Rio Preguiças, a segunda parada é no povoado de Mandacarú, onde está localizado o farol Preguiças, com uma altura total de 35 metros e 160 degraus, o farol oferece uma vista panorâmica da Foz do Rio Preguiças às torres de energia eólica do parque, mas antes paramos em Caburé para deixar o almoço reservado.
A ultima parada é na península de Caburé, onde o almoço é servido em um dos restaurantes e é possível se refrescar nas águas do rio preguiças e do oceano atlântico.
Na parada de Vassouras vai ter uma duna ao lado, não deixe de subir, dá pra ver a produção de energia Eólica
| Meliantes locais, rs. |
| A vista do Farol em Mandacaru |
Foram dias maravilhosos, fiquei hospedada no Hostel Lencois Park, local simples porem muito limpo, café da manha OK pelo valor e bem completinho por sinal (pao, queijo, presunto, bolo, suco, cafe, chá, frutas...), localização muito boa, perto do centrinho, dá pra ir a pé.
- La Terraza Pizzaria - pizza maravilhosa e preço acessivel. La Terraza Pizzaria
- Rock Beer Hamburgueria - maravilhoso e com preço acessivel Rock Beer Hamburgueria
- Lanchonete e pizzaria do Portal - tem de tudo, e fica aberto ate tarde, melhor custo beneficio. Não achei rede social, entao segue a localização do google.Lanchonete e pizzaria do Portal - Google Maps.
São Luís é separado por ponte, de um lado mais moderno e a parte do centro historico mais antigo, o que merece uma atenção melhor dos órgãos responsáveis. Fiquei hospedada do Hostel da Fonte dessa vez, que tem uma vista bem bonita do terraço, mas só isso tambem. Não me senti segura pelo centro e esse hostel fica um pouco afastado, então deveria ter ficado novamente no Reviver.Porque optei pelo centro? Pois queria fazer um city tour (que pela primeira empresa nao deucerto) mas o destino é surpreendente e encontrei uma das pessoas que fiz passeios em Barreirinhas e me juntei para fazer o que ele tinha contratado, AMEI, o guia é novo mas tem uma bagagem cultural enoooorme.Pra quem curte algo mais moderno e quer aproveitar a orla, recomendo se hospedar pela Ponta D'areia, Calhau, a parte da Avenida Litorânea.
Ah! Não deixe de experimentar o famoso arros de cuxá. Eu comi bolinhos de cuxá com vinagrete do mesmo e ameeeiiii. Outra dica: Ao lado do Hostel Reviver tem o Bistrô deles, que foi onde comi o bolinho com vinagrete, super recomendo.

Comentários
Postar um comentário